[DTR] Script de Teste de Escrita [CTE]

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[DTR] Script de Teste de Escrita [CTE]

Mensagem por Admin em Qui Abr 13, 2017 6:05 pm

Sejam todos Bem-Vindos a CONCLUSÃO DO TESTE DE ESCRITA [CTE]®

O intuito desse teste é verificar a escrita de todos os oficias, para um melhor
desenvolvimento de nossa base, quanto à escrita.

Serão realizadas algumas perguntas sobre gramática,para cada pergunta será pré-estabelecido...
um pequeno tempo, para que ninguém possa verificar a resposta ou a comparação da mesma, na internet.
Ocorrerá também, uma análise de vossa senhoria, na base.

A Polícia DTR, deseja á todos um BOM TESTE!

Entendido?

Atenção: será realizado 3 perguntas para iniciar-mos a nossa Conclusão, a vossa senhoria terá um...
Tempo de 10 SEGUNDOS para responder, caso não responda no tempo estabelecido,
a pergunta será considerada inválida, ou seja, errada. Resposta – VIA SUSSURRO.

Não se esqueçam:
1 Passo: Inicio de frase, letra maiúscula.
2 Passo: Final de frase, ponto final.
3 Passo: Sem uso de CAPS LOCK ( ESSA LETRA GRANDE )
4 Passo: Use as vírgulas.

PROFESSOR: SIGA O TEMPO CORRETAMENTE, NEM MAIS NEM MENOS. NÃO RESPONDEU NO TEMPO A PERGUNTA ESTÁ -
- CONSIDERADA INVÁLIDA. SEM MAIS.
Mínimo de acertos: 2 + a redação.

Vamos começar:

1º Pergunta: O que é vírgula? Aonde se utiliza esse recurso?
Resposta: As vírgulas é sinal de pontuação. A vírgula é Utiliza em frases, para marca uma pausa -
- de curta duração.

2º Pergunta: O que é ponto final? Aonde se utiliza esse recurso?
Resposta: Ponto final é sinal de pontuação, utiliza-se para marcar uma a pausa máxima da voz -
- e/ou escrita.

3º Pergunta: Como se inicia uma frase ou texto normal? Dica: usa somente na primeira letra.
Resposta: Com letra Maiúscula.

Muito bem, agora iremos iniciar uma sequência de tópicos, vamos começar!

Observação: Prestem atenção em toda a aula, tudo que for falado terá que ser excercido..
no final, então preste atenção na aula e evite a inatividade. Os tópicos que serão excercidos..
aqui, será todos os tópicos\matéria que aprenderam no TE1, TE2, TE3,TE4, TE5, TE6 e TE7.

[¥] Tópico 01 - Palavras que mudaram na Língua Portuguesa [¥]


Regras Especiais

Além das regras fundamentais, há um conjunto de regras destinadas a pôr em evidência-
- alguns detalhes sonoros das palavras. Observe:

Ditongos Abertos

Os ditongos éi, éu e ói, sempre que tiverem pronúncia aberta em palavras oxítonas-
-(éi e não êi), são acentuados. Veja:

éi (s): anéis, fiéis, papéis
éu (s): troféu, céus
ói (s): herói, constrói, caubóis
Obs.: os ditongos abertos ocorridos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Exemplos: assembleia, boia, colmeia, Coreia, estreia, heroico, ideia, jiboia, joia,-
-paranoia, plateia, etc.

Atenção: a palavra destróier é acentuada por ser uma paroxítona terminada em-
-"r" (e não por possuir ditongo aberto "ói").





Hiatos

Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando-
-eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam-
-seguidos por "-nh".

Exemplos:

sa - í - da e - go - ís -mo sa - ú - de
Não se acentuam, portanto, hiatos como os das palavras:

ju - iz ra - iz ru - im ca - ir
Razão: -i ou -u não estão sozinhos nem acompanhados de -s na sílaba.



Observação: cabe esclarecer que existem hiatos acentuados não por serem hiatos,-
-mas por outras razões. Veja os exemplos abaixo:

po-é-ti-co: proparoxítona
bo-ê-mio: paroxítona terminada em ditongo crescente.
ja-ó: oxítona terminada em "o".



Irei citar algumas palavras que foram mudando na Língua Portuguesa de acordo com o tempo:

pára (verbo) => para
pêlo (substantivo) => pelo
pêra (substantivo) => pera
pólo (substantivo) => polo
apóio => apoio
assembléia => assembleia
asteróide => asteroide
bóia => boia
Coréia => Coreia
estréia => estreia
européia => europeia

Durante anos a língua Portuguesa vem mudando, então é bom que todos saibam essas mudanças, -
- pois é essencial para uma polícial que sua ortografia seja atualizada.

Obs: Lembrando, eu apenas citei algumas, então é bom você sempre procurar por outras.

Alguma dúvida?

[¥] Tópico 02 - Uso dos porquês [¥]

O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, -
- pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito -
- desse assunto.

Por que

O por que tem dois empregos diferenciados:

Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o -
- significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:

Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de -
- “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.

Exemplo: Os lugares por que passamos eram encantadores. (pelos quais)

Por quê

Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá -
- vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.

Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

Porque

É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.

Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

Porquê

É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, -
- adjetivo ou numeral.

Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)

Alguma dúvida?

[¥] Tópico 03 - Pontuação [¥]

1. Aspas (“”)

São usadas para indicar:

a) citação de alguém: “A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme.
Ainda na edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity -
- no exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09)

b) expressões estrangeiras, neologismos, gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.

2. Reticências (...)

São usadas para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade -
- ao que se estava falando:

a) (...) Onde está ela, Amor, a nossa casa,
O bem que neste mundo mais invejo?
O brando ninho aonde o nosso beijo
Será mais puro e doce que uma asa? (...)

b) E então, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade...
c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal...

3. Parênteses ( )

São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.

Ele comeu, e almoçou, e dormiu, e depois saiu. (o e aparece repetido e, por isso, -
- há o predomínio de vírgulas).

4. Travessão (–)

O travessão é indicado para:

a) Indicar a mudança de interlocutor em um diálogo:

- Quais ideias você tem para revelar?
- Não sei se serão bem-vindas.
- Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto.

b) Separar orações intercaladas, desempenhando as funções da vírgula e dos parênteses:

Precisamos acreditar sempre – disse o aluno confiante – que tudo irá dar certo.

Não aja dessa forma – falou a mãe irritada – pois pode ser arriscado.

c) Colocar em evidência uma frase, expressão ou palavra:

O prêmio foi destinado ao melhor aluno da classe – uma pessoa bastante esforçada.

Gostaria de parabenizar a pessoa que está discursando – meu melhor amigo.

Alguma dúvida?

[¥] Tópico 04 - Verbos [¥]

O que são os verbos?

Verbos são palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, -
- um processo ou um fenômeno. Flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.
As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.

Verbos no infinitivo:
O infinitivo não está relacionado com nenhum tempo ou modo verbal.
É uma das formas nominais dos verbos, juntamente com...

Verbos irregulares no português:
Os verbos são formados por um radical mais uma terminação.
As terminações são diferentes, conforme as flexões em número,...

Formas verbais:
As formas verbais são as variações que os verbos apresentam quando conjugados, ou seja, -
- quando relacionados com um...

Verbos transitivos indiretos:
Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar -
- o seu sentido, permanecendo...

Verbos transitivos diretos:
Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse...

Verbos transitivos diretos e indiretos:
Verbos transitivos diretos e indiretos são, primeiramente, verbos transitivos, ou seja, -
- verbos com significado...

Verbos transitivos:
Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento -
- verbal para completar o seu...

Verbos intransitivos:
Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de -
- objeto direto e objeto...

Tabela de tempos verbais:
No português, os tempos verbais indicam ações que podem ocorrer no passado (pretérito), -
- no presente ou no futuro. Podem...

Imperativo afirmativo:
O imperativo expressa uma ordem, pedido, conselho, convite ou súplica. Terminações -
- do imperativo afirmativo

Alguma dúvida?

[¥] Tópico 06 - Redação [¥]

Crie duas redações pra agora, seguindo as normas cultas da língua portuguesa, com o seguinte
Tema: Polícia DTR, caso copie da internet será REPROVADO imediatamente.
Tempo: 5 minutos cada redação.

Obs: Crie as duas Redações sussurrando comigo.

Dúvidas?

Podem começar:

(Professor, observe cada pontuação e Acentuação do aluno na Redação, caso perceba que o aluno já possui mais de 3 erros na Redação, deve ser reprovado imediatamente.)

PROFESSOR: VERIFIQUE SE ELE NÃO ESTÁ PEGANDO NADA DA INTERNET.

Professor: Assim que terminar a Redação, leve-o para algum setor da Base e verifique a ortografia e o respeito do mesmo com todos inferiores e superiores.
(Quando for efetuar esse requisito, solicite para quem você está treinando colocar o EMBLEMA na sua farda, para ser identificado quando estiver na análise).


Alguma dúvida?

[¥] Tópico 07 - Questionário [¥]

Chegamos a parte final da aula, irei aplicar um pequeno questionário a todos vocês.

Todos sussurrem comigo:

(Espere que todos sussurrem com você para começar a aplicar as perguntas, dê somente um tempo -
- de 10 segundos para responder)

Muito bem! Todos terão que me responder vía sussurro.

Vamos começar:

1- Cite-me apenas cinco palavras que mudaram na Língua Portuguesa.
R: Para, Pera, Polo, Europeia, assembleia, apoio.

2- Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.

a – Não sei o ----------- de tanta euforia.
R: Porquê
b – Você não compareceu à reunião -----------------?
R: Por quê
c – Os caminhos ---------- percorremos são tortuosos.
R: Por que
d - --------------- não desiste dessa aventura maluca?
R: Por que
e – Voltamos ---------------- estávamos com muita saudade.
R: Porque

3- O que são Verbos?
R:Verbos são palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, -
- um estado, um processo ou um fenômeno.

4- Quais pontuções foram citadas acima no tópico 03, e diga o que cada um indica:
R: Aspas, Reticências, Parênteses, Travessão, Aspas indica citãção de alguém, palavras de...
outras pessoas, ou palavras que foram retiradas de trexos, Reticências são usadas para indicar...
supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade
ao que se estava falando, Parênteses são usados para indicar usadas para explicar algo melhor, que..
sei foi dito, Travessão são usados para indicar a mundaça de um interlucutor em um diálogo.


(PROFESSOR: Nesta reta final de Conclusão foi aplicado 8 perguntas com MAIS 3 no início da Conclusão..
com um total de 11 perguntas, some tudo, se algum aluno errou MAIS de 4 perguntas, REPROVE-O...
imediatamente, mande-o voltar para a base e tentar na próxima vez a fazer a Conclusão.)

*Professor: Assim que terminar o questionário, leve-o para algum setor da Base e verifique a-
- ortografia e o respeito do mesmo com todos inferiores e superiores*

(Quando for efetuar esse requisito, solicite para quem você está treinando colocar o EMBLEMA -
- na sua farda, para ser identificado quando estiver na base).


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